02 de agosto a 09 de agosto

EVENTOS

Encontro de Vinhos e Festival de Queijos & Vinhos 

Após a chegada da frente fria que se instalou em Campinas na última segunda-feira (30), as mudanças na previsão meteorológica para os próximos dias obrigaram os organizadores a mudar a data do festival que aconteceria na Praça Carlos Gomes no próximo sábado.
Devido à previsão de fortes chuvas nos próximos dias o Encontro de Vinhos e o Festival de Queijos & Vinhos que estavam agendados para acontecer no próximo sábado, em Campinas, precisaram ser adiados. Para melhor atender os visitantes, o evento será realizado no sábado, dia 11 de agosto, das 12h às 18h, na Praça Carlos Gomes, bem no coração da cidade.

O “Encontro de Vinhos” e o “Festival de Queijos & Vinhos” são eventos que vêm se consolidando na cidade de Campinas. Este ano, pela primeira vez, os festivais serão realizados juntos, alinhando boa comida e boa bebida ao friozinho que atinge a região.
Para as famílias curtirem o dia, diversas atrações culturais e musicais como DJs e a banda Folksons estão na programação. Além disso, a estrutura conta, também, com um espaço kids para que as crianças possam se divertir enquanto os pais degustam vinhos e queijos de produtores e importadores.

O espaço contará com uma feira de queijos onde serão apresentadas opções desta iguaria que o brasileiro tanto adora. Nos stands serão comercializadas tábuas e uma grande variedade de queijos produzidos na região.
A degustação de rótulos de vinhos, nacionais e importados, será possível a partir da aquisição do kit de degustação.  O kit traz opções de doses que variam entre 10, 15 e 20 unidades. Com isso, a pessoa poderá provar os rótulos que tem interesse e pagar o preço proporcional ao que procura.
Os tickets para degustação estão sendo vendidos antecipadamente por meio do e-commerce do evento. Garrafas de vinhos fechadas também serão disponibilizadas para compras durante o festival.  
Chefs da região prepararão, ao longo do dia, pratos com um ingrediente em comum – o queijo. Os pratos poderão ser adquiridos diretamente nos stands com valores acessíveis a partir de R$ 20,00.

Serviço:

Data: 11/08
Local: Praça Carlos Gomes. Av. Irmã Serafina.
Horário: Das 12h às 18h
Entrada: Gratuita

Corrida e passeio turístico celebram o café na Fazenda Santa Elisa

A Fazenda Santa Elisa recebe a 3ª Corrida e Caminhada do Café. A ação também contará com uma Corrida Kids para crianças de 5 a 10 anos. Paralelamente, acontecerá no local um passeio turístico para recordar a história do café e conhecer os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na fazenda, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O passeio turístico será promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo em conjunto com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Os participantes farão uma visitação ao Centro de Café Alcides de Carvalho, na Fazenda Santa Elisa, e ao Banco de Germoplasma (com apresentação das diferentes espécies de café). Uma das referências do país, o Centro de Café realiza pesquisas científicas em diversas áreas relacionadas à cultura do café, gerando tecnologia e produtos para o segmento. O programa de pesquisa com o cafeeiro é focado no aumento da eficiência da cadeia de produção e na qualidade do produto.

Horário: das 9h às 9h45. 
Informações: A visita será monitorada com guias do IAC. Aberta ao público, as vagas são limitadas para 25 participantes. A organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos de Campinas.
Inscrições gratuitas no site www.campinas.sp.gov.br/passeioturistico/

Corrida e Caminhada do Café

A largada da 3ª Edição da Corrida 6K e Caminhada 6K do Café acontece às 8h30. O evento também contará com a Corrida Kids, com início às 7h. Participantes percorrerão trechos com plantações de café e passarão por corredor de bambuzal histórico, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha. Os valores dos kits de participação nas corridas e caminhada estão no site www.corridadocafe.org.br, onde devem ser feitas as inscrições.
Realizada pelo Campinas Café Festival, a 3ª Corrida e Caminhada do Café tem o apoio da Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria de Esportes e Lazer, e da Sanasa. A Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Horário: A largada da 3ª Edição da Corrida 6K e Caminhada 6K do Café acontece às 8h30 e a Corrida Kids terá início às 7h.
Informações: Os valores dos kits de participação nas corridas e caminhada estão no site www.corridadocafe.org.br, onde devem ser feitas as inscrições.

Local: A Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), fica localizada na Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 1.500, no Jardim Nossa Sra. Auxiliadora.

SHOW

Grupo Manteiga na Garrafa apresenta show “O Choro é Nosso!” no Sesc Campinas

No repertório, diversos ritmos do choro, uma das mais belas expressões instrumentais do país, onde se misturam os sons do bandolim, violão, cavaco e pandeiro, que imprimem em sua sonoridade e roupagem a alma brasileira.

Serviço:

Data: 02/08
Local: SESC Campinas. Rua Dom José I, 333 - Bonfim
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita

Concurso Estímulo para Cantores Líricos em Campinas está com inscrições abertas

Estão abertar as inscrições para o XI Concurso Estímulo para Cantores Líricos, promovido pela Secretária de Cultura de Campinas, com o apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). 
O objetivo é estimular e revelar jovens talentos artísticos no campo lírico, com idade entre 18 e 35 anos, contribuindo para a divulgação das obras do maestro Carlos Gomes.

Serviço:

Data: 02 a 09/09
Local: As provas serão realizadas na sala de concertos do CCLA. Rua Bernardino de Campos, 989 - Centro.
Entrada: Gratuita
Informações: Sandra Peres - sandra.peres@campinas.sp.gov.br, telefone: (19) 2116-0512.
Rodrigo do Nascimento rodrigo.nascimento@campinas.sp.gov.br, telefone: (19) 2116-8581
incrição através do link portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais

Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira se apresenta no teatro do Sesi Campinas

A orquestra entoa modas do sertanejo raiz de grandes intérpretes da música nacional, caso de Almir Sater e Sérgio Reis, entre outros, como forma de difundir as canções do gênero e a cultura caipira. O grupo tenta preservar essa cultura de raiz do Brasil de musicar histórias que falam da beleza da lida no campo, da saudade da terra natal e das crendices que cercam esse universo. É cantando e recordando que os músicos também reafirmam a importância do instrumento que carrega as marcas da origem do sertanejo raiz: a viola caipira. Entre uma e outra canção, caso dos clássicos, “Chalana”, “Tocando em Frente” e “Tristeza do Jeca”, o grupo interage com o público e rememora essa tradição.

Serviço:

Data: 04/08
Local: Teatro SESI. Avenida das Amoreiras, 450 - Parque Itália
Horário: 20h
Entrada: Gratuita – Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda-feira, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do Sesi Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h, (no dia do evento, até às 15h). Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação. Será mantida uma cota para entrega na Secretaria Única, nos mesmos horários de troca da reserva on-line, para as pessoas que não tem acesso à internet. São permitidos dois ingressos por pessoa.
Informações: (19) 3772-4100

“Forró do Escuta”

O sanfoneiro Zé Paraíba e sua banda se revezam no palco com a banda Maria Lua para um "arrasta-pé" animado. Além disso, grupos de dança interagem com o público e arrastam todo mundo para dançar no quintal. Também há aulas de dança eventuais.

Serviço:

Data: 05/08
Local: Espaço "Escuta o Cheiro". Rua dos Expedicionários, 544 - Sousas.
Horário: 12h
Entrada: R$ 20,00 (dinheiro/cheque/cartão. Comida e bebida à parte)
Informações: www.escutaocheiro.com.br

TEATRO

Espetáculo “Ser Tão Caipira” chega ao teatro do Sesi Campinas

O espetáculo "Ser Tão Caipira" resgata a cultura popular do interior de São Paulo com seus costumes, poesia e música. 

Serviço:

Data: 03/08
Local: Teatro SESI. Avenida das Amoreiras, 450 - Parque Itália
Horário: 20h
Entrada: Gratuita - Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi (http://www.sesisp.org.br/meu-sesi). Toda segunda-feira, a partir das 12h, até quarta, são liberadas as reservas para as apresentações que acontecem na mesma semana. Após esse processo, munido de documento (RG ou CPF), o espectador deve realizar a troca pelo ingresso, antecipadamente, na Secretaria Única do Sesi Campinas, quarta e quinta, das 8h às 19h30; sexta e sábados, das 8h às 16h, (no dia do evento, até às 15h). Caso o evento aconteça em um domingo ou feriado, não haverá troca de ingressos. Eles deverão ser retirados até o dia anterior à apresentação. Será mantida uma cota para entrega na Secretaria Única, nos mesmos horários de troca da reserva on-line, para as pessoas que não tem acesso à internet. São permitidos dois ingressos por pessoa.

Teatro: Mônica Martelli chega a Campinas com o espetáculo “Minha Vida em Marte”

“Minha Vida em Marte” é a continuação da saga de Fernanda, personagem que surgiu pela primeira vez no teatro em 2005 quando Mônica Martelli lançou a comédia “Os Homens São de Marte… E é pra Lá que eu Vou”. Fernanda, a personagem que ela criou para falar de amor e discutir o empoderamento feminino muito antes da expressão ter a importância que tem hoje, mudou a vida de Mônica.

Serviço:

Data: 03 a 12/08
Local: Teatro Iguatemi Campinas. Avenida Iguatemi, 777 - Vila Brandina
Horário: Sextas e sábados, às 21h; domingos, 19h
Entrada: R$ 140,00 (inteira) e R$ 70,00 (meia)

DANÇA

Projeto “Dança das Águas no Ilê” encerra atividades com programação cultural no Ibaô

O projeto "Dança das Águas no Ilê", residência artística e cultural da dançarina baiana Bianca Santana, resultado de uma pesquisa sobre cultura de matriz africana e camdomblé em Campinas e região tendo a dança afro como base de inspiração e investigação, a memória e os movimentos culturais do seu local de origem, Caravelas (BA) será finalizado.

Serviço:

Data: 04/08
Local: Casa de Cultura Ibaô. Rua Ema, 170 - Vila Padre Manoel de Nóbrega
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

EXPOSIÇÃO

Espaço Subsolo – Laboratório de Arte recebe mostras paralelas de nove artistas

O Subsolo - Laboratório de Arte abre as portas para nove artistas visuais de São Paulo e Campinas ocuparem seu espaço com mostras paralelas.

Serviço:

Data: 04/08 a 03/10
Local: Subsolo – Laboratório de Arte. Rua Proença, 1.000, Jardim Proença – Campinas
Horário: Quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h; quintas-feiras, das 9h30 às 18h30; aos sábados, das 9h às 12h
Entrada: Gratuita
Informações: Período de visitação e horários -  “Margens”; “Entre-Conexões”, “Entre passagens e desejos” – de 05 a 28/08. 
“Efemérides”, “Enquanto houver…”, “Inquietações”, de 05/08 a 03/10.
“Ripping off Doris Salcedo on my own way” – de 05 a 08/09. 
Sempre às quartas e sextas-feiras (com agendamento) das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h; quintas-feiras, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h às 12h. Agendamento pelos telefones: (11) 94965-5722 / (11) 98259-0966

Rabeca Cultural recebe exposição comemorativa de 30 anos do artista Ernesto Boccara

O trabalho é uma restrospectiva de 30 anos das obras do artistas, com dezenas de desenhos e quadros.

Serviço:

Data: 04 a 29/08
Local: Rabeca Cultural. Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia - Sousas
Horário: Abertura (4/8), das 14h às 20h. Visitação - de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.
Entrada: Gratuita
Informações: (19) 99720-6186 ou (19) 3258-2750
 

Fonte: www.campinas.com.br